“Filho de Neymar apronta todas na banheira”

 Do Portal R7, publicado no dia 28/04/2013 às 11h08 (Link da matéria)

E daí se o filho do Neymar se diverte quando toma banho? Com 282 caracteres, podemos nos referir a uma matéria jornalística de fato? Cadê apuração? Aí você diz: “Mas, tá na foto!” Sim. Ok. Tudo bem!  Agora nos perguntamos: Porque as redes sociais estão pautando os veículos de comunicação? Será uma estratégia de marketing? Quem lucra mais com essa situação, o artista ou o veículo? Será que eles pagam por este serviço? Bem, talvez nem todas as respostas possam ser respondidas. Adiante.

Davi Lucca no banho, shuá, shuá, shuá, uhuuuu…

Como sabemos, o Instagram é uma rede social que se baseia no mero compartilhamento de fotos. Se você dá um like, isso significa que gostou. A foto relatada obteve 6.591 curtições. Aí nós perguntamos: por quê? Alternativa:

(A) porque a criança é linda.

(B) porque a criança é fofa.

(C) porque ele é cute cute.

(D) porque ele é filho do Neymar!

BAZINGA! Acertou quem disse alternativa D. 

Isso, ser filho do Neymar foi único critério de noticiabilidade usado nessa matéria. Até porque o fato em si, surge de um meio privado, ou seja, o perfil da mãe do garoto no Instagram. Nenhum outro fator além deste faz dessa uma informação de interesse social.

Segundo matéria publicada no UOL ESPORTE, a pensão que Carolina Dantas, mãe de Davi Lucca, recebe, é de 30 mil reais. Assim, nunca é que vai faltar água pra essa criança tomar banho. Analisando os comentários na rede social, percebemos que a maioria envolve o então nome do famoso jogador de futebol, que “quase” não aparece na mídia.

Milhares de crianças todos os dias se divertem na banheira, na bacia, embaixo do chuveiro, seja lá onde for, quando estão tomando banho. Com criança é assim, uma coisa ou outra. Tem algumas que adoram tomar banho, outras odeiam, mas esse não é o caso.

Veja esse vídeo só pra descontrair:

Será que o Davi Lucca sempre faz essa festa para tomar banho? Os critérios de noticiabilidade e a relevância publica são ignorados nesse caso. Só achamos desnecessário saber que o filho de Neymar é um garoto limpinho. Matérias como essa têm como único intuito conseguir audiência a qualquer custo. Infelizmente ou felizmente, podemos observar apenas 11 likes e 63 curtidas.

Isso nos prova que esse não é um assunto de tanto interesse da população dentro de um espaço provedor de informação jornalística, já que teve tão pouca repercussão fora do seu ponto de origem, ou seja, fora das redes sociais. Então, porquê isso mereceu tanto espaço em um grande portal de notícias? Pode haver várias respostas, dentre elas, o fator jogador famoso que atrai audiência, não importando muitas vezes a relevância pública da informação.

Anúncios

2 thoughts on ““Filho de Neymar apronta todas na banheira”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s